Os novos rumos da Inovação Aplicada (ao menos, deste blog)

Caros leitores,

Nas últimas semanas, tenho me dedicado à alguns projetos relacionados à Inovação de maneira offline. Se alguns ainda são segredo (c’est la vie!), posso dizer que tive uma oportunidade muito bacana de fazer uma palestra sobre Inovação em Serviços de Saúde para alunos de pós-graduação da USP. Assim, registro aqui meu muito obrigado aos professores José Siqueira e Sérgio Perussi pelo convite.

A agenda apertada, apesar de ter me impedido de escrever com a regularidade desejada nos últimos dias, proveu-me algumas boas experiências que talvez não teriam sido possíveis sem este ainda tímido blog. Pude contribuir com algumas pessoas ao compartilhar minha experiência; aprender e ensinar realmente formam o ciclo virtuoso de qualquer atividade.

Há muita gente fazendo coisas legais em nosso país, porém, quando se olha para nosso parque industrial, nosso setor de serviços ou ainda para nossa balança comercial, desconfia-se que, como nação, ainda não fazemos o suficiente.

Trabalhamos em cima de um sistema de criação e distribuição de valor bastante rudimentar. Falta-nos infraestrutura, educação, saúde etc. e nos sobram dificuldades e burocracias (uma discussão que pode ser estendida com este interessante artigo do jornalista Pedro Burgos sobre geração de empregos vs custo Brasil).

Por mais difícil que o cenário seja (“o Brasil não é para principiantes, disse Tom Jobim), percebo cada vez mais abertura para a inovação como uma disciplina estratégica em empresas. Não somente aquelas inovações teóricas, boas de se discutir em reuniões, ou as acidentais, que são misto de pura sorte com um olho atento.

Se há campo para P&D ou necessidade de se fazer-mais-com-menos, há espaço para a Inovação Aplicada como uma ferramenta de gestão capaz de solucionar entraves e entregar valor para as empresas e seus clientes.

Realmente há muita gente fazendo coisas legais em nosso país. E há ainda mais gente procurando trabalhar de maneira nova, inteligente e mais especializada.

Este blog, sendo um exercício próprio, cada vez mais se direcionará para apoiar este tipo de iniciativa em nosso país.

Espero que vocês gostem do que vem por aí.

Um abraço,
André Oliveira.

AuthorAndré Oliveira

Um apaixonado pela geração e aplicação de ideias que melhorem nossa qualidade de vida. Bacharel em Tecnologia pela PUC. Pós-graduado em Marketing pela ESPM e em Gestão da Inovação pela USP. MBA Executivo em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela FGV.