Os Principais Manuais de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Que Você Precisa Conhecer

A Inovação muitas vezes acontece a partir de um acidente, de uma mente brilhante ou de um time de alta performance. Nestes casos, a comunicação precisa e direta faz as coisas se desenvolverem mais rápido. Mas à medida que uma empresa ou um projeto crescem e dependem mais de, p.ex., incentivos governamentais ou do envolvimento de terceiros, tornam-se mais comuns desentendimentos entre as partes envolvidas.

Existem diversas formas de solucionar estes entraves. Uma delas é adotar padrões que facilitam o entendimento mútuo sobre o papel de cada parte, quais indicadores serão coletados, como serão analisados etc. Basicamente, trata-se de construir um sistema de avaliação e resposta que seja transparente e factível para todos. Não precisa ser algo tão rígido quanto o método científico; na maioria dos casos, um painel com metas e indicadores de progresso é o suficiente. A questão é: como montar indicadores de Inovação ou alinhar definições sobre teoria científica? Para facilitar, listaremos nos próximos artigos alguns dos principais manuais de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação já publicados por órgãos ou associações de relevada importância mundial. Com base neles, você poderá parametrizar suas pesquisas, coletar e interpretar dados relacionados à inovação, utilizar patentes como indicadores etc.

Para seguir o blog, basta clicar no botão ASSINAR O BLOG na coluna à direita e informar seu e-mail para receber os artigos em sua caixa postal. Você também pode clicar no botão CURTIR na caixa do Facebook também ao lado para seguir a página Inovação Aplicada na rede social. Seja como você preferir, fique de olho nos artigos que serão postados em Materiais de Referência!

AuthorAndré Oliveira

Um apaixonado pela geração e aplicação de ideias que melhorem nossa qualidade de vida. Bacharel em Tecnologia pela PUC. Pós-graduado em Marketing pela ESPM e em Gestão da Inovação pela USP. MBA Executivo em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela FGV.